Porque submeter a tua palestra?
Compartilhando ideias e visões de porque participar de eventos como palestrante: opiniões de quem já fez isso antes.
Tu deve estar pensando …
“Bah, Capaz! Isso aí não é pra mim não.” Mas eu posso garantir que é. Todo mundo tem alguma coisa que domina legal pra compartilhar com os outros. Falta só aquele pontapé inicial.
Mas peraí que não me apresentei ainda!

Vinícius Gubiani Ferreira
Oi, meu nome é Vinícius. E eu sou um cara que nem você que está lendo isso (só com mais experiência como palestrante).
Eu também tinha aquele pânico de apresentação no colégio (passar vergonha na frente da turma? Passo!) e também nunca curti muito a ideia de ser centro das atenções da empresa (dev que é dev gosta de ficar quieto no canto dele né? Só ali com o código resolvendo problemas, e as vezes acidentalmente criando outros).
O começo de tudo
Ano era 2020, e do nava veio essa tal de pandemia. E o mundo mudou … ficar online em tempo integral, na frente de câmera no serviço (e na vida) virou o novo normal. Algo que eu me sentia tranquilo e confortável, e então me apareceu uma micro conferência online. Só 10 min de apresentação … resolvi enviar uma proposta para o CFP (Call For Proposals, ou Submissão de Palestras) com zero expectativas. E pra minha muita surpresa, fui aceito! Quem que iria querer saber sobre como é que a gente traduz a documentação do Python para português brasileiro? Ninguém eu pensava, e bah como eu estava errado. Tive muito retorno positivo no Discord do evento, gente de outros 2 idiomas pedindo um norte pra começar, além da galera do espanhol que estava com a tradução totalmente parada e depois daquele dia se juntou mundo afora. Tocam ativamente a tradução até hoje por conta da apresentação.
Depois do primeiro evento
Ainda no mesmo ano de 2020, ouvi falar de uma tal de EuroPython que iria mudar minha vida. Novamente enviei uma proposta, zero expectativas, e fui aceito pra falar nem era sobre Python: dessa vez iria falar sobre code reviews. De lá pra cá, continuei enviando palestras e falando no evento remoto em 2021, 2022, e finalmente em 2023 fui aceito e achei que era hora de conhecer pessoalmente a comunidade que eu só via pelo outro lado da tela. Me agarrei na poltrona de um avião por umas 11h (detesto voar!) só na ida, e desembarquei em Praga na República Tcheca. E esse foi outro pontapé inicial, onde comecei a conhecer o mundo: de 2023 para cá consegui palestrar no Brasil, EUA, Itália, e República Tcheca. Agora em 2025 consegui inclusive dar meu 1o tutorial, onde passei adiante para as pessoas o “modus operandi” que uso para as palestras que submeto, como fazer uma boa apresentação, e erros/acertos que as pessoas cometem ao tentarem ser aceitos para falar em eventos.
Resultados
Fiz amigos pelo mundo, aumentei networking, me chamaram pra escrever e revisar livros, conheci lugares que nunca esperava conhecer, aprendi muito mais sobre a linguagem, frameworks, tecnologias, etc, e tive a oportunidade de melhorar profissionalmente. Tudo isso graças a compartilhar palestras em eventos da comunidade Python. Então bora tirar do papel essas ideias e compartilhar! COM CERTEZA tem algo que tu gosta/gostaria de falar e pode ajudar alguém. “Bah, mas eu não tenho ideia, ou meus assuntos são muito ruins.” Mentira! Olha abaixo uma lista do que já palestrei (não sou culpado por terem aceitado):
- Tradução da documentação do Python para pt-br
- Code Reviews
- Anti-patterns
- Pip, pipenv, e poetry
- Typer / Desenvolvimento de CLIs
- PEP 683, Memória no Python, Objetos imortais
- uv
- Tutorial sobre apresentações
Não tá convencido ainda? Já vi apresentações sobre f-strings, virtual environments, máquinas virtuais, carreira, soft skills, … resumindo: assunto é o de menos. As apresentações sempre são feitas por pessoas que sabiam um pouco de algo, ou aceitaram o desafio de ir atrás e aprender (meu caso), além de compartilhar com a comunidade. E elas colhem o resultado disso: crescer no profissional e no pessoal. Além disso, palestrantes são tratados como VIPs. Porque sem eles, não teria evento. Apesar que a melhor sensação é definitivamente você conversar com alguém durante intervalos do evento e escutar um “Estou bem animado para ver tua apresentação” ou “Muito massa tua apresentação!” .
Tá, mas porque a Python Sul?
Os eventos regionais como a Python Sul são perfeitos para começar, já que a concorrência no CFP não é tão acirrada e ainda atraem um público considerável. E mesmo que você não seja aceito para palestrar (ou tenha perdido prazo), ainda tem as lightning talks. Mais curtas que o normal, mas sem um certo formalismo ou formato que as talks tradicionais. Submete a tua talk aí, e nos vemos no evento!