Imagem do post da Identidade visual

Quem é esse pokémon?

Criando a identidade visual do evento

Contaremos a vocês um pouco sobre as etapas do processo de construção da nossa identidade visual. É apenas um projeto dentre tantos outros que a organização do evento precisa executar para realizar a conferência, porém, é muito importante por ser a parte que todos “vão ver”. Afinal, estamos falando das definições visuais e da “cara” do evento para o público da comunidade.

Quem somos?

Oi gente! Somos Gabriela e Israel, responsáveis pela criação da identidade visual.

Gabe é formada em Fotografia e Design de Moda, e nos empresta sua expertise com a harmonização de cores e seu incrível senso estético. Ela colaborou ativamente no projeto, desde a pesquisa, definindo os elementos e o uso para as mídias sociais, apresentação do evento para captação de patrocinadores, ideias para camisetas e entre outras magníficas direções para o projeto.

E eu, Rael, sou designer gráfico de formação com 14 anos de experiência em projetos gráficos. Minha principal contribuição foi tangibilizar as ideias e o conceito para uma representação visual e facilitar a colaboração na dinâmica de apresentação das propostas para a equipe da coordenação do evento.

Como foi o processo?

A construção da identidade visual foi uma jornada fascinante que envolveu pesquisa profunda, criatividade e um compromisso inabalável com a representação autêntica da região. Desde o briefing inicial até a escolha das cores e a criação de personagens inspirados no folclore local, cada passo do processo foi cuidadosamente planejado para refletir a rica cultura da região.

Com o desafio de fugir do óbvio, celebrar os aspectos regionais e desenvolver o conceito de comunidade levou-nos a explorar manifestações culturais, como o Festival Boi de Mamão, que se tornou a fonte de inspiração para o símbolo “Bernunça”. O design final incorporou elementos icônicos do folclore regional e da arquitetura açoriana, proporcionando uma identidade visual única e autêntica.

Definindo o briefing

Essa atividade requer que o designer e o cliente invistam tempo e esforço mental no projeto desde o início.

                    "Por trás de quase todo o processo de design, existe uma etapa muito importante chamada briefing."
                

Definir o briefing nos serviu como um ponto de partida e inspeção para avaliar o trabalho durante o processo. Funciona basicamente como uma base para cada etapa do processo de design, desde a geração de conceitos e pesquisas até o desenvolvimento da identidade da marca.

Encerramos essa etapa quando entendemos as metas do projeto, o contexto de uso e os direcionamentos prévios da organização do evento para o foco da pesquisa e desenvolvimento.

Direcionamentos do briefing



  • Fugir do óbvio: ponte Hercílio Luz e as praias.
  • Celebrar outros aspectos regionais e a cultura da ilha.
  • Desenvolver o conceito da comunidade.
  • Utilizar as cores dos azulejos açorianos.
                    "A comunidade Python é meio que um ecossistema que tu vai uma vez e não deixa mais de ir.
                     A comunidade te acolhe e você quer fazer parte dela."
                

Pesquisa

Para desenvolver um logotipo que representasse a ideia de comunidade e elementos regionais, fomos para um mergulho na composição da cultura da grande Florianópolis.

Combinamos o briefing com as nossas pesquisas para seguir um caminho mais próximo possível a soluções eficazes e focadas no que alinhamos na primeira etapa do processo.

Passamos a revisitar os elementos e manifestações culturais da região com um olhar de curiosidade para descobrir quais eram as possibilidades que podemos explorar em uma representação gráfica mais assertiva.

As tradições e culturas presentes em nosso entorno nos permite preservar a história e transmitir de geração em geração a riqueza dos costumes da região. A diversidade é percebida e manifestada através de festas, pratos típicos, danças entre outros elementos.

Destacamos a seguir alguns desses elementos que mais nos inspiraram nesta pesquisa.



As ruas, casas, igrejas e a arquitetura açoriana encontrada nos bairros Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, representam o contraste de cores muito intensas, como os tons azuis e terrosos.



Detalhe de um painel de azulejos pintado pelo artista Jesus Fernandes, nas paredes do tradicional restaurante Ostradamus no Ribeirão da Ilha.



Peças de cerâmica açoriana feitas em barro, que são encontradas à venda em diversos lugares da ilha e até hoje são utilizadas nas cozinhas das casas e em restaurantes.



Parede pintada no centro de Florianópolis, homenageando Franklin Cascaes, que viveu anos escutando as histórias dos pescadores pelo litoral catarinense, e transformando toda essa narrativa em poesia e arte.



Apresentação do enredo do Boi de Mamão

Exploração de alternativas

Antes de chegar na ideia final, exploramos outras alternativas, chegamos a avaliar uma abordagem mais simples, optando por um chapéu de bruxa com traços característicos dos desenhos de Franklin de Cascais e também um outro ícone no formato das pedras da lenda O Salão de Festa das Bruxas de Itaguaçu.



Para os curiosos de plantão, esse outro artigo é muito bom e aborda a procissão folclórica performada pelo grupo Grande Baile.

A ideia

Quando falamos sobre logos simbólicos é natural a pergunta: mas o que isso significa? qual a relação com o queremos transmitir? Afinal, nada vem do nada.

Utilizando o conceito inspirado no folclore popular tradicional da região, idealizamos a representação da comunidade Python Sul e o crescimento dos participantes dos eventos regionais ao enredo da dança do boi de mamão.



Escolhemos o personagem "bernunça" por conter o conceito de crescimento e multiplicação e também por ser um personagem adorado pelas crianças, tendo uma participação muito aguardada nas apresentações.

Além disso, a bernunça está sendo adotada pela prefeitura de Florianópolis em algumas ações como as estações Bernunça Floripa Lixo Zero 2030.

A partir desse direcionamento criamos uma ilustração divertida e inusitada como ponto de partida para a criação de um logo inspirado na tradicional manifestação folclórica do boi de mamão e conectar a ideia da comunidade Python que está em constante movimento e expansão.



Descrição imagem: Estudos do desenho e evolução do símbolo “Bernunça” com base na memória do logo do python.

Em rascunhos e estudos do processo criativo exploramos muitos detalhes e fomos refinando para transmitir a mensagem desejada com o símbolo “Bernunça”:

  • Divertida, inusitada, autêntica
  • Celebrando a cultura regional

Símbolo final (Logo)



Cores

Com a nossa ideia e a logo escolhida, fomos para o próximo passo que é definir a paleta de cores.



A paleta de cores foi inspirada nos azulejos portugueses e nas casas tradicionais da região, junto com a referência da cerâmica vermelha, trouxeram uma harmonia visual que conecta a identidade visual ao contexto local.

Tipografia (Tipo/fonte)

Sabíamos que precisaríamos tomar um caminho que expressasse a ideia de diversão e lúdico, por conta do direcionamento do Logo e todos os elementos que estávamos desenvolvendo para atuar no nosso sistema de identidade visual, como os azulejos e outros ícones para a comunicação das mídias. Portanto, a tipografia escolhida precisaria manter a personalidade para conseguir expressar de maneira simples e ao mesmo tempo em que traria autenticidade.

Procurávamos uma fonte que chamasse atenção em títulos e que fosse flexível para parágrafos pequenos, e ainda que comportasse a tipografia do logo. Porém, para facilitar a leitura de conteúdos mais densos, nosso desejo de usar uma única fonte como padrão foi descartada, justamente para não sacrificar a legibilidade e consumo de textos longos, como neste blog, por exemplo.



Desta forma, optamos por definir duas tipografias para o projeto. A primeira fonte seria mais divertida e equilibrada para compor o logo e a segunda, com suporte e complementar para outros tipos de usos. Assim, podemos cobrir várias situações de uso e conseguimos atingir o resultado de simplicidade e versatilidade.

Resultado final

O logotipo do evento



O resultado é o nosso logotipo com a ilustração da Bernunça feliz e super satisfeita ao ser integrada para representar a cultura local da região. A tipografia ganhou um equilíbrio ao dar espaço entre o lado lúdico e divertido do Python com a referência a comunidade Sul em uma outra tipografia.

Além disso, o logo do python ganhou um lugar na composição e, em sua versão completa, adicionamos o local e ano da conferência python sul.

Os personagens do Boi de Mamão

Outro elemento que adicionamos a identidade visual foi outros dois personagens do Boi de Mamão, a Maricota e o próprio Boi de Mamão.



E os azulejos...



Incorporamos os azulejos como forma de moldura e caracterizamos os padrões e ilustrações de diferentes estilos para aplicar no site e no instagram.

E isso é tudo pessoal!

Gostaríamos de agradecer a todos que compartilharam e contribuíram para esse processo criativo, em especial Talita e Paula, que estiveram super ativas durante este processo conosco.

Esperamos que esta identidade visual seja um símbolo duradouro para o Python Sul 2024, conectando pessoas, ideias e iniciativas na grande celebração da programação regional.